quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CHEVROLET VAI DAR NOMEAO GOIANÃO 2012

A General Motors, através da Chevrolet, acertou naming right (direito de
nomear uma propriedade) com três campeonatos regionais: Paulista,
Paranaense e Goiano. Desta maneira, as edições de 2012 se chamarão:
Paulistão Chevrolet, Paranaensezão Chevrolet e Goianão Chevrolet,
respectivamente.

Mesmo cientes do veto, ao que parece, as
empresas passaram a confiar nesta plataforma. No caso da Chevrolet, por
exemplo, em entrevista ao site Máquina do Esporte, ela não se mostrou
preocupada em não ser citada, uma vez que fará diversas ativações com os
torneios e respectivos torcedores.

Para as federações, é muito
importante ter uma marca forte como parceira, pois traz ainda mais
credibilidade aos seus campeonatos. O reconhecimento da empresa se deve
ao fato de serem torneios organizados, competitivos e com retorno
satisfatório. As ativações estão diretamente ligadas nestes três
aspectos, muito mais em função do esperado veto à marca.

Ainda
que iniciante, esta prática é conhecida no Brasil. Kia Motors (2009) e
Coca-Cola (2010), com Copa do Brasil e Gauchão, já nomeiam os torneios. O
Atlético/PR teve sua arena renomeada em 2005, de Arena da Baixada para
Kyocera Arena, mas a empresa não levou adiante o investimento.

A
forte chegada da montadora aos regionais pode significar uma mudança de
postura das empresas em relação a este tipo de plataforma. Independente
de vetos, as ativações são fundamentais para posicionar a marca na mente
do público e justificar o investimento.

Ainda que a FIFA vete
qualquer exposição e citação de empresas que não suas parceiras, esta
mudança ficará para o pós 2014. Com novas e reformadas arenas, aliadas a
necessidade de se rentabilizar os seus aspectos multiuso, devemos ver
muito mais acordos deste tipo e um possível entendimento entre clubes,
empresas e emissoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário